Fique por dentro Notícias

Voltar para Notícias

W/SENEPOL ingressa no Projeto Arenas com a aquisição de novas doadoras

08 de setembro de 2016

O dia 05 de setembro ficará marcado pelo ingresso do criatório W/SENEPOL no exclusivo Projeto Arenas, idealizado pelo Senepol da Soledade.

A entrada do criatório no projeto se deu com a aquisição de duas novas doadoras durante o Leilão Arenas Soledade - Edição 2016, realizado no Palácio de Cristal em Uberlândia/MG, com a oferta de apenas 26 lotes da exclusiva genética Arenas.

Um dos grandes destaques do remate foi o lote da doadora EÇAI SOLEDADE, campeã da Prova de Avaliação Max Performance, organizada pela central genética ABS Pecplan na Fazenda Santa Juliana em Monte Alegre de Minas/MG, que passa a integrar o plantel do criatório W/SENEPOL. Esta jovem doadora é o reflexo do competente trabalho de melhoramento genético realizado pelo criatório Senepol da Soledade, sua genealogia descende das duas matriarcas base do Projeto Arenas, GST Arena 18 e GST Arena 44, carregando portanto o "sangue azul". 

O criatório também arrematou o lote da doadora HURASSI SOLEDADE, animal de muita expressão racial que se destaca pela profundidade e arqueamento de costelas e por sua conformação. Um dos destaques do CP CRV Lagoa em 2015, tem em sua genealogia um acasalamento cobiçado na raça Senepol entre o touro GST SOL 206 K (Don Carlos) com a doadora Manãn TE da Soledade, filha de GST Arena 217 K, sangue fechado na linhagem Ganadera 63.

Com as aquisições, o jovem criatório se credencia a participar dos eventos organizados pelos participantes do Projeto Arenas, além de disponibilizar para novos investidores o acesso ao exclusivo mundo das Arenas, comercializando animais, prenhezes e embriões da "genética perfeita".

O PROJETO ARENAS

A história do Senepol na América do Sul se iniciou na Fazenda Ganadera 63, no Paraguai, de propriedade de Don Carlos. O coordenador deste projeto era Rob Brown, eleito pelos americanos o geneticista do século pela sua competência e participação na formação de várias raças bovinas e equinas. Rob Brown havia encontrado no Caribe uma raça que iria revolucionar a pecuária e que a América do Sul seria fundamental para sua produção e evolução.

Das Arenas nascidas dos primeiros embriões importados para o Paraguai estavam ARENA 18 e ARENA 44, depois vieram as Arenas produzidas no Paraguai (2ª Geração) com destaque para ARENA 217. Foi com base nessas 3 Arenas que a Soledade migrou o projeto para o Brasil. Um trabalho de multiplicação muito criterioso de consolidação genética onde o núcleo ARENAS é sempre mantido e os acasalamentos potencializados em seus descendentes. Qualidade genética que sempre foi confirmada nas progênies das Arenas, com mais de 18 descendentes sendo Campeões de Provas de Performance e contratados pelas maiores centrais genéticas, que, juntos, venderam mais de meio milhão de doses de sêmen no mercado mundial.