Fique por dentro Notícias

Voltar para Notícias

W/SENEPOL apresenta clone de sua principal doadora

10 de outubro de 2018

A clonagem animal representa um dos maiores avanços obtidos até hoje no campo da biotecnologia animal.

A técnica de transferência nuclear (TN), utilizada na clonagem, pode ser aplicada para potencializar ainda mais os programas de melhoramento genético, uma vez que prolonga, perpetua e expande a genética dos animais superiores de um plantel ou de uma raça.

Atualmente os criadores lançam mão da técnica da clonagem para:

- Ampliar a oferta de embriões de matrizes comprovadas do plantel;

- Compartilhar genética de ponta, de destaques do plantel, por meio da venda do clone ou parte dele, como por exemplo cotas do clone;

- Prolongar a contribuição genética de animais que são realmente ícones em sua raça e que não podem se perder no tempo.

Compartilhando destes conceitos, o criatório W/SENEPOL investiu na clonagem de uma das suas principais doadoras, a ASAP Akatí 69L, animal que produziu uma família de campeões e se destaca por sua estrutura invejável, grande profundidade e arqueamento de costelas.

69L é desejada por todos os plantéis nacionais por características ímpares como pelagem clara e "pelo zero", importantes para o animal moderno por apresentar ainda mais tolerância ao clima tropical.

Entre seus descendentes, destacam-se: Mehum da Soledade (filho), touro recordista de venda de sêmen no Brasil; Jumbo da Mata (neto), touro Campeão do Alta Performance Tufubarina 2015; e Umbaú da SEPA (neto), todos contratados para a bateria da Alta Genetics. 

A doadora que atualmente está com 17 anos segue em regime de coleta de ovócitos para multiplicação de sua genética por meio da técnica de FIV (fertilização in vitro) e, a partir de agora, ganha o reforço de seu clone nascido em Julho de 2016, que passa a integrar o time de doadoras do plantel, colaborando com o melhoramento genético da raça Senepol.

Conheça o nosso plantel, venha visitar nosso trabalho de melhoramento genético que está revolucionando a pecuária de corte nacional.