Fique por dentro Notícias

Voltar para Notícias

Touro Fênix da Koelpe é o contratado pela CRV LAGOA 2015

27 de novembro de 2015

O Brasil possui o maior rebanho comercial de gado bovino do mundo, com 214 milhões de cabeças, tendo exportado em 2015 o equivalente a US$ 5,9 bilhões.

Os números impressionam, mas ao avaliarmos a varíavel eficiência produtiva, o Brasil perde posições para outros grandes players mundiais como os EUA, cujo sistema intensivo de recria e engorda garante uma produtividade muito superior ao resultado brasileiro.

Diante dos fatos, o foco da pecuária nacional se volta em busca de maior eficiência e competitividade, adotando estratégias modernas de cria, investimento em tecnologia e valorização da genética.

Estudos recentes conduzidos pela EMBRAPA mostram que o investimento em genética é fundamental para o aumento da produtividade, sendo que o retorno do investimento se dá com a valorização dos produtos, encurtamento dos ciclos produtivos e melhoria na qualidade da carne.

De olho neste cenário grandes centrais genéticas como a CRV Lagoa passaram a investir em mecanismos para identificação de indivíduos melhoradores com elevado potencial genético, selecionando o que há de melhor no mercado nacional para multiplicação destas características por meio da inseminação artificial.

A partir desta premissa surgiu em 2007 o Centro de Performance CRV Lagoa, um espaço dedicado a avaliação de jovens animais para seleção dos melhores indivíduos e contratação para a bateria de touros da Central.

Em 2011, acompanhando as tendências deste mercado, o CP CRV Lagoa investiu no moderno sistema growsafe que realiza a mensuração da quantidade de alimento ingerido diariamente pelo animal, permitindo assim identificar os indivíduos com a melhor eficiência alimentar (produzir mais comendo menos).

Na edição 2015 do CP CRV Lagoa na raça SENEPOL o touro FÊNIX DA KOELPE se destacou com o melhor índice de eficiência alimentar da história da prova: sua avaliação de "CAR" Consumo Alimentar Residual foi de 1,350Kg/ms/dia a menos que o esperado, representando uma economia de 210 kg de dieta no período da prova.

Soma-se a este índice destaque absoluto para as características de desempenho, sendo o touro número um para GMD (Ganho Médio Diário), tendo também mais de um desvio padrão para as características de AOL (Área de Olho de Lombo), Peso Final, Conformação e Musculatura. FÊNIX é atualmente o único filho do raçador WC950 K em coleta no Brasil.

Com este excelente desempenho FÊNIX DA KOELPE conclui a prova com contrato garantido com a CRV Lagoa e início da comercialização de sêmen a partir de Agosto/2016. 

A expectativa é que FÊNIX seja o principal touro da bateria da CRV Lagoa no cruzamento industrial, indicado para incrementar produção nos sistemas de cruzamento com baixo consumo alimentar.

O condomínio formado por W/SENEPOL e SENEPOL DA KOELPE são os proprietários do animal.

Para adquirir doses do touro FÊNIX:

CRV LAGOA - (16) 2105-2299

http://www.crvlagoa.com.br/animais.asp?tipo=5&idR=60&idA=2273#.V-MSRKIrJFQ