Fique por dentro Notícias

Voltar para Notícias

Reprodutores da Safra 2017 são classificados para o ATJ Plus do Geneplus/Embrapa

01 de julho de 2019

Um programa de melhoramento genético eficiente produz, via de regra, animais superiores a cada nova safra, com os filhos superando seus pais, e assim sucessivamente.

O progresso genético de uma raça é representado por animais jovens que devem ser testados e avaliados por meio de suas progênies, credenciando-os a assumirem protagonismo no melhoramento como doadores de sêmen.

Com esta premissa o Geneplus/Embrapa criou o ATJPlus-Senepol, um programa para avaliação de progênies de jovens touros selecionados por técnicos especialistas em melhoramento genético.

Os touros participantes do ATJPlus - SENEPOL são animais que se destacam nas fazendas parceiras do Programa Geneplus Embrapa, obtendo notas de conformação frigorífica 5 ou 6 ao sobreano, além de serem classificados como Elite na avaliação genética genômica publicada no Sumário Geneplus.

O material genético destes touros é coletado em Centrais parceiras e disponibilizado para produtores cadastrados no Programa que utilizarão o material em seus rebanhos e posteriormente irão fornecer dados sobre o desempenho das progênies.

Em 2019, em um universo de mais de 3 mil jovens reprodutores da raça Senepol nascidos em 2017, 31 animais foram classificados para o Programa ATJPlus – SENEPOL.

Entre os classificados estão 2 animais produzidos no criatório W/SENEPOL, os jovens reprodutores W TAURUS 13B e W TAURUS 25B.

Motivo de orgulho e comemoração dos envolvidos, este resultado é a prova de que o trabalho de melhoramento genético e pressão de seleção do criatório segue a trajetória inicialmente planejada de produzir animais superiores e colaborar com a pecuária de corte nacional.

Visite-nos e conheça o nosso trabalho!

Mais informações:
(16) 9-9733-6484
giuliano@wsenepol.com.br