Fique por dentro Notícias

Voltar para Notícias

Programa de Melhoramento Genético do Senepol - PMGS: criatório W/SENEPOL está entre os primeiros a ingressar no progr

08 de janeiro de 2018

Programa de Melhoramento Genético do Senepol - PMGS: criatório W/SENEPOL está entre os primeiros a ingressar no programa

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol – ABCBS - lançou em abril de 2017 o seu Programa de Melhoramento Genético do Senepol – PMGS.

O PMGS tem como objetivo oferecer aos selecionadores da raça ferramentas para o conhecimento do valor genético de seus animais e para auxiliar nos processos de melhoramento animal.

Os resultados serão centralizados no Arquivo Zootécnico Nacional da raça Senepol, criado junto com o PMGS, um banco de dados unificado que permitirá aos selecionadores obter informações dos indivíduos que compõem toda a população da raça no Brasil. Isto permitirá garantir sua evolução e sustentabilidade, fornecendo parâmetros e subsídios para as decisões que envolvam o melhoramento genético do rebanho de cada criatório.

Na vanguarda do melhoramento genético de bovinos de corte, o PMGS está estruturado em quatro pilares:

1 - Registro Genealógico de Nascimento e Definitivo (RGN/RGD):

Identificação individual dos animais em relação a seu pedigree, idade e dados fenotípicos e genotípicos.

2 - Avaliação Genética e Geração das DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie):

Por meio do programa Geneplus/EMBRAPA, responsável pela geração das DEPs da raça. Este trabalho vem sendo realizado desde 2010 por meio de contrato de cooperação técnica com a ABCBS. As avaliações genéticas proporcionam a comparação do valor genético dos indivíduos para diferentes características.

3 – Provas Zootécnicas (Avaliação e Performance):

A terceira etapa do PMGS é direcionada para as Provas de Avaliação realizadas em centros de Performance credenciados pela ABCBS, tais como CP CRV Lagoa e Safiras.

Nestes centros, a partir da formação de grupos de indivíduos contemporâneos, os animais são avaliados em condições de igualdade de microclima, alimentação e manejo.

Com o apoio de profissionais especializados, são mensuradas informações de impacto econômico como ultrassonografia de carcaça (AOL – área de olho de lombo, EGS e Marmoreio), eficiência alimentar e aspectos reprodutivos, identificando os indivíduos superiores que serão pinçados para que exerçam sua função de melhoradores do rebanho nacional.

4 – Genômica:

Nesta etapa, os animais serão submetidos a análise direta do DNA, através de uma amostra de pelo, sangue ou tecido de orelha, para geração de informações que auxiliarão os sistemas de seleção da raça. Foram estabelecidos quatro níveis de aplicação da Genômica para a raça Senepol, sendo que todos eles estarão integrados em um único teste de DNA.

Neste primeiro momento, já está sendo estruturado o teste de marcadores diretos para as seguintes características: musculatura dupla (relacionada a problemas que afetam o desempenho do animal) e tamanho de pelo (ligado à adaptabilidade da raça).

A curto prazo, ocorrerá o aprimoramento das DEPs tradicionais para peso e carcaça com a incorporação da genômica, aumentando a precisão das mesmas. A médio prazo, o PMGS terá o desenvolvimento da genômica para características novas como eficiência alimentar, reprodução e qualidade de carcaça.

O criatório W/SENEPOL, comprometido com o melhoramento genético da raça Senepol, integra um seleto grupo de criadores pioneiros que aderiram ao PMGS desde o seu lançamento, aplicando os pilares do PMGS no direcionamento de seu trabalho de melhoramento com a identificação dos indivíduos superiores, que serão multiplicados a partir das mais modernas técnicas reprodutivas como TE (Transferência de Embriões) e FIV (Fertilização in-vitro).

 

SOBRE O CRIATÓRIO W/SENEPOL

O criatório W/SENEPOL está situado no município de Santa Rita do Passa Quatro/SP, à 80km da cidade de Ribeirão Preto.

O projeto de seleção da Raça Senepol iniciou a partir de estudos e testes com cruzamento industrial das principais raças taurinas, com o objetivo de encontrar um animal adaptado à nossa região e pesado, que no cruzamento com raças zebuínas pudesse transferir rápido ganho de peso e qualidade de carne.

Encontramos no Senepol o futuro da pecuária: um animal rústico, resistente, com alta tolerância ao calor, pouca incidência de parasitas, muito precoce sexualmente, com alta eficiência alimentar (conversão alimento x carne) e qualidade de acabamento (marmoreio, AOL e espessura de gordura).

A partir deste momento, iniciamos um rigoroso projeto de seleção de animais PO com a aquisição das primeiras matrizes importadas, matriarcas da raça Senepol, com progênies de destaque inclusive em centrais de coleta de sêmen, bem como a compra de animais provados que participaram das principais provas de desempenho da raça Senepol no país (Centro de Performance CRV Lagoa, Max Performance, Safiras do Senepol e Alta Performance UFU/Tufubarina). Isto tem garantido total conhecimento das melhores características de cada doadora para a produção de acasalamentos focados no melhoramento genético da raça e atendendo aos objetivos de nossos exigentes clientes.

Venha nos visitar, será um prazer recebê-lo!

MAIS INFORMAÇÕES:
(16) 9-9733-6484
contato@wsenepol.com.br