Fique por dentro Notícias

Voltar para Notícias

PARÁ: Pecuária moderna e eficiente com genética W/SENEPOL

03 de junho de 2019

O Estado do Pará possui o 5º maior rebanho de bovinos do Brasil com mais de 20 milhões de cabeças, equivalente a 5 animais para cada habitante, segundo a PPM (Pesquisa Pecuária Municipal) organizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Marabá, a 3ª maior cidade do estado, destaca-se com cerca de 1,2 milhão de cabeças de bovinos, tendo a pecuária de corte como uma das principais atividades econômicas.

É nesta região que respira bovinocultura que a genética W/SENEPOL ingressou no estado do Pará, na propriedade do pecuarista Sr. Jairo Luiz da Silva que atua com cria em um rebanho de matrizes nelore.

Buscando a máxima heterose alcançada pelo cruzamento de uma raça taurina (Senepol) e uma zebuína (nelore), selecionou o touro Fênix para o programa de IATF (inseminação artificial a tempo fixo) em suas matrizes buscando produzir bezerros com qualidade de carcaça, alto peso à desmama e conformação frigorífica para o exigente mercado do Pará e de exportação.

O rápido desenvolvimento dos produtos ½ sangue Senepol surpreenderam o experiente pecuarista. “Os bezerros nasceram muito pequenos, média de 30kg, inicialmente pensei que seria uma experiência frustrada. Já aos 3 meses trouxemos a bezerrada para a vacina no curral e me surpreendi. Os cruzados com Senepol já pesavam mais que os anelorados, com média de 140kg. Desmamamos o primeiro lote de ½ sangue pesando acima dos 300kg, em média. A comercialização foi imediata, com ágio sobre o anelorado. Precisamos ampliar a escala para atender ao mercado da região”, afirma o Sr. Jairo.

 

O touro Fênix foi identificado no CP (Centro de Performance) da CRV Lagoa em 2015 tendo sido contratado pela central, com 10mil doses comercializadas nos primeiros anos.

O animal se destaca por ser líder em características como peso à desmama, peso ao sobreano, conformação frigorífica e eficiência alimentar (CAR).

Sua genética atualmente é distribuída pelos proprietários do touro, utilize esta genética em sua propriedade.

Informações e comercialização:
(16) 9-9733-6484
giuliano@wsenepol.com.br