Fique por dentro Notícias

Voltar para Notícias

Criatório W/Senepol realiza avaliação de desmama da geração 2017 sob orientação do programa Geneplus/Embrapa

01 de maio de 2018

Dentro de seu objetivo de oferecer animais de alta performance, selecionados de acordo com as características econômicas demandadas pela pecuária de corte moderna, o criatório W/SENEPOL concluiu no mês de abril a avaliação à desmama dos produtos da geração 2017, nascidos entre Agosto e Novembro.

Os trabalhos foram realizados sob a orientação do Técnico da ABCB (Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol) Lucas Nascimento Silva, aplicando os critérios de avaliação do Programa Geneplus/Embrapa, do qual também é consultor, seguindo as diretrizes do PMGS - Programa de Melhoramento Genético do Senepol.

Em um primeiro momento a avaliação é feita intra rebanho, comparando-se grupos contemporâneos. Em seguida, é feita uma seleção dos melhores animais dentro do seu grupo contemporâneo, para escolha daqueles que serão submetidos, na segunda fase, à comparação com os melhores animais de outros rebanhos, em centros de performance homologados pela ABCB (Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol).

Na avaliação à desmama os animais foram classificados com notas de 1 a 6 para CFD (Conformação frigorífica à desmama), sendo que 20% dos animais foram selecionados para o Grupo Elite (Cabeceira), 60% para o Grupo Regular (Meio) e 20% para o Grupo Inferior (Fundo).

Destes grupos foram selecionados quatro animais que serão submetidos à avaliação externa em centros de performance. Os demais indivíduos permanecem sob avaliação no criatório, com pesagens mensais e planejamento nutricional, e serão reavaliados no sobreano (após os 12 meses), passando por nova classificação pelos critérios dos Programas Geneplus/Embrapa e PMGS.

Conheça o trabalho desenvolvido pelo criatório W/SENEPOL, venha no visitar!

www.facebook.com/wsenepol

(16) 9-9733-6484 – Giuliano