Fique por dentro Notícias

Voltar para Notícias

Criatório W/Senepol participa do CP CRV Lagoa-2018

21 de maio de 2018

Dentro de seu objetivo de produzir animais de alta performance, com foco em produtividade, o criatório W/SENEPOL selecionou, em sua avaliação intra rebanho, quatro indivíduos da geração 2017, nascidos entre Agosto e Novembro. Esses animais foram classificados como Elite na avaliação de CFD (Conformação frigorífica à desmama) realizada pelo Programa Geneplus/Embrapa e irão representar o criatório na 1ª Etapa/2018 do Centro de Performance (CP) da CRV Lagoa.

Os animais ficarão em confinamento no CP durante quatro meses, numa avaliação de performance que busca identificar animais PO jovens geneticamente superiores. O CP CRV Lagoa avalia também machos e fêmeas das raças taurinas ou européias (Bos taurus taurus), zebuínas (Bos taurus indicus) e adaptadas. Dos taurinos, são avaliados também Angus e Braford, dentre outros. Já nas raças zebuínas, são avaliados animais das raças Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã.

O novo Centro de Performance CRV Lagoa está instalado na sede da Central, em Sertãozinho (SP). Os animais passarão por avaliação comparada com a de outros criatórios, o que permitirá ao criatório W/SENEPOL avaliar a performance e os resultados de seus animais e do seu programa de melhoramento genético em relação ao rebanho dos demais criadores da raça Senepol participantes, trazendo subsídios para a seleção dos animais melhoradores que passarão a integrar o time de doadoras (fêmeas) e reprodutores (machos) do criatório, colaborando com o aperfeiçoamento de seu projeto de seleção.

No teste de desempenho serão avaliadas treze características: peso, frame (altura de garupa), GMD (ganho médio diário), PE (perímetro escrotal), AOL (área de olho de lombo), EGS (espessura de gordura subcutânea), conformação frigorífica, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, morfologia e eficiência alimentar.

O confinamento do CP é equipado com cochos InterGado e GrowSafe.  Nesta tecnologia os cochos e bebedouros estão sobre células de carga, que pesam constantemente os alimentos e a água. Desta forma geram dados de consumo e comportamento alimentar dos animais de forma automática e individualizada.

Ao final do teste, os dados serão analisados para identificação dos animais que apresentam os melhores índices para CAR (consumo alimentar residual), cujo resultado são indivíduos com melhor eficiência alimentar, ou seja, consomem menor quantidade de alimento que os demais indivíduos de seu grupo para atingir o mesmo ganho de peso no período.

Vale ressaltar que o recordista em eficiência alimentar identificado pelo CP CRV Lagoa na raça Senepol é o touro Fênix da Koelpe, vice-campeão do teste em 2015, que atualmente integra o rebanho do criatório W/SENEPOL, em parceria com o criatório Senepol da Koelpe.

Os testes tiveram início em 01 de Maio de 2018, sendo que os animais participantes serão submetidos a uma dieta de adaptação ao longo de 40 (quarentas) dias. Ao final deste período será realizada a primeira pesagem oficial cujos dados serão considerados para o índice final da prova, que será concluída em Setembro de 2018.

Visite o CP CRV Lagoa e conheça o trabalho desenvolvido pelo criatório W/SENEPOL.

www.facebook.com/wsenepol

(16) 9-9733-6484 - Giuliano